O futebol é o desporto mais praticado no mundo, movimenta muitos jovens – dando-lhes formação e ocupando-lhes o tempo.
Antigamente os jovens, só pensavam em jogar à bola, ver e falar de futebol – agora a maioria só pensa em serem jogadores famosos.
Na minha opinião, hoje em dia, para liderar uma equipa de futebol não é necessário somente ter visão, ter conhecimento do universo que rodeia o futebol e ter experiência. È necessário também conhecer o comportamento humano.
Numa equipa de futebol a figura principal é o treinador. Ele deve ser confiante, tem que saber gerir os conflitos e preparar a equipa para qualquer tipo de jogo.
Deve tratar os jogadores de forma igual, porque quando isso não acontece aparecem “as estrelas”, os “preferidos”.
Um treinador deve ser amigo, bom ouvinte, lógico, compreensivo e credível, deve ter segurança naquilo que faz e diz. Deve ter uma distância para permitir que os jovens sintam que podem falar e comunicar sem receios, deve criar condições para que o ambiente que rodeia a equipa seja o de uma “segunda família”, deve corrigir o atleta quando este comete erros. Tudo isto, sempre na base o dialogo.
O treinador dever saber ouvir as opiniões dos seus atletas. È esta inteiração que pode ser fundamental numa equipa. Sempre que um atleta é substituído, o treinador deve tentar conversar com ele e explicar o motivo da sua saída.
Só assim eles podem compreender o que esteve mal e evoluir no futuro.
O Dialogo entre treinador e os seus jogadores é fundamental.
Os atletas em contrapartida devem: lealdade, superação, entrega e desportivismo. Devem respeitar o treinador e os seus colegas de equipa, só assim conseguem obter maior gozo e prazer na busca da vitória e da melhoria pessoal.
Eli Campos
(Publicado no Jornal de Estarreja em 11 de Abril de 2008)
Um novo Estarrejahotel
Há 16 anos
Sem comentários:
Enviar um comentário