sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Mais uma vez, não fui convocado!

Jogo futebol,
Jogo porque gosto,
Jogo porque me faz feliz!
Mas,
Mais uma vez, não fui convocado!

Não falto aos treinos,
Obedeço ao meu treinador,
Não digo palavrões,
Respeito os meus colegas de equipa,
Mas,
Mais uma vez, não fui convocado!

Não tenho medo de falhar,
Não tenho medo de perder,
Não tenho medo de cair,
Simplesmente quero ser convocado,
Mas,
Mais uma vez, não fui convocado!

Não sou um “craque”,
Não quero ser um “craque”
Não sou uma “estrela”,
Não quero ser uma “estrela”
Sou simplesmente um miúdo que gosta de jogar à bola,
Sou simplesmente um miúdo que merece ser convocado,
Mas,
Mais uma vez, não fui convocado!

O que é que devo fazer para ser convocado?
A quem devo pedir para ser convocado?
Não devia ter que pedir,
Simplesmente devia………. ser convocado!
Mas,
Mais uma vez, não fui convocado!
Um puto que só quer ser convocado!


Publicado no JE, em 9 de Janeiro de 2009.

Este texto que foi publicado na última edição do Jornal de Estarreja, chamou-me a atenção.
É interessante, está bem escrito e na minha opinião, transmite a "frustação", o denânimo e a tristeza de um "puto" que treina futebol, mas não joga.
E como ele há muitos, infelizmente!

15 comentários:

  1. Gostava de saber a opinião das pessoas responsáveis pelo clube sobre o assunto, porque
    penso fazer parte do envolvimento com que se aborda o método formativo. Não falar sobre isso é omissão. Preferir o silêncio é conivência com quem tem essas práticas.
    Vou continuar atentamente à espera.

    ZÉ CANDIDO

    ResponderEliminar
  2. Zé Cândido:
    Grata pela coragem de não seres mais um anónimo.
    O texto está magnificamente escrito e tem recebido muitos elogios…. alguns anónimos
    Pensam que fui a autora…. Para mim é um elogio! Infelizmente não fui, mas acho que o “puto” é um herói com coragem!
    Mas será que é do CDE? Que eu saiba existem outros clubes no nosso Concelho com formação de jovens!
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. pois é só aparecem as mensagens que te interessam,até hoje só houve uma pessoa que ligou ao presidente a pedir para o filho jogar.

    ResponderEliminar
  4. JÁ AGORA AGRADECIA QUE MERECE-SE APROVAÇAO,POIS JÁ NÃO ESTAMOS NO TEMPO DA PIDE

    ResponderEliminar
  5. Gosto de me pronunciar sobre este asunto, pois é um assunto que me interessa sobremaneira e por isso estou a seguir os comentários que por aqui vão aparecendo atentamente.
    Não poderia dexar passar em claro a mensagem de alguém criticando a forma como os pais seguem as carreiras dos seus filhos. Admira-me tamanho espanto atendendo a que todos nós somos treinadores dos nossos próprios filhos, treinando-os pela vida fora.
    Se ser treinador dos nossos próprios filhos já não é fácil então para treinar os filhos dos outros é preciso ter ainda mais valências e competências.
    Para essas pessoas tenho um pequeno conselho para os seus tempos livres:
    Leiam atentamente o Manual do Educador Desportivo de Rui Pacheco sobre o Ensino do Futebol de 7.
    De qualquer maneira na minha óptica qualquer modalidade é indicada, desde que orientada por alguém com conhecimentos pedagógicos e técnicos. O ter-se sido apenas praticante durante alguém tempo não me permite dizer que sou um orientador desportivo.
    Infelizmente para alguns só interessa a teoria dos golos e o que importa são as belas vitórias, cavando a partir daí um grande fosso entre o que realmente importa na formação e a motivação que ela exige do próprio praticante.

    ZÉ CANDIDO

    ResponderEliminar
  6. será que nesta página só escrevem os pais frustrados, gostava de ver opinioes de pais que não têm os filhos no clube.esse senhor josé candido não terá uma dor parecida ou estarei enganada?

    ResponderEliminar
  7. Está enganada(o).
    Em todos os anos que passei na formação todos eram considerados como fossem meus "filhos".
    Por isso é que quando passo por algum miudo ou até já gente graúda ainda hoje todos me falam como se fosse um verdadeiro amigo.
    É esta a minha maneira de ver a formação, e é esta a minha compensação, embora muita gente não compreenda esta coisa tão elementar.
    Saudações anónimas

    ZÉ CANDIDO

    ResponderEliminar
  8. APANHEI ESTE BLOG POR ACASO,APRECIO A CORAGEM E A FRONTALIDADE DA AUTORA. TENHO UM FILHO QUE JOGA FUTEBOL.SEI OS MEANDROS DA FORMAÇÃO E AS INJUSTIÇAS QUE POR AI ANDAM. NA MINHA APRECIAÇÃO A GLOBALIDADE DESTE BLOG REPAREI QUE 90% DOS COMENTÁRIOS SÃO ANÓNIMOS.FALTA CORAGEM A MUITA GENTE.
    SAUDAÇÕES DESPORTIVAS.
    BEM HAJAM
    ANTONIO CARLOS

    ResponderEliminar
  9. Depois de todos os comentários alguns deles jocosos, acho que os que vivem no anonimato se calaram embrenhes na vergonha de não terem a coragem de se auto-retratarem.
    Ponto final para os sem nome que envergonhadamente deram a sua opinião, sem que para isso tivessem a coragem de dar a cara.
    Então, dou a minha "força" para aqueles que independentemente da forma como são tratados mantêm a vontade de serem iguais.
    Sem mais sou ZÉ CANDIDO

    ResponderEliminar
  10. Navegando pela net encontrei este blogue. Parece-me que há pessoas com problemas relativamente aos filhos não serem convocados.
    Pois aqui vós deixo os critérios para os vossos filhos serem convocados:
    1º Ser filho ou familiar do Presidente,
    2º Ser filho ou familiar do Director.
    3º Ser filho ou familiar do treinador (este sim muito importante).
    Ser filho ou familiar dum grande patrocinador.
    4º Pagar tainadas, jantaradas e outras ao treinador.
    5º Não falar mal do treinador, pois se assim for estão tramados.
    6º Não pagar as quotas.
    7º Faltar aos treinos.
    8º Ser o Cristiano Ronaldo do treinador.
    O treinador Pode e manda.... e para ele é facíl deixar os vossos filhos no banco ou em casa só de pirraça.
    Por isso pais............... é melhor conformarem-se com as coisas como andam e esperar que "alguem" ....com responsabilidades e obrigação mude este tipo de coisas nos clubes.Se é que esse alguém existe!!
    Carlos Cardoso
    (Estarreja)

    ResponderEliminar
  11. Caro Carlos:
    Permita-me que lhe diga que não concordo minimamente com esses critérios.
    Continuo a acreditar que existem treinadores sérios, incapazes de cometer tamanha "monstruosidade" de "escolher" os seus "pupilos" atráves destes seus critérios.

    ResponderEliminar
  12. ó cardoso doi-te alguma coisa? ou tb pertences ao clube dos frustados?!

    ResponderEliminar
  13. ó anónimo sexta feira, janeiro, 30, 2009..... parece-me que o sr. é que é frustrado.... ou será que posso dizer: "treinador" frustado.1?
    Não pertenço a nenhum clube , os meus filhos por lá passaram a muitos anos e nessa altura a formação era sem dúvidas mil vezes melhor que a de hoje. Acompanho e vejo os jogos do "seu" clube, observo e fala com muita gente, mas não deixo que ninguem me encha os ouvidos.
    Os critérios que eu relatei são usados no sei clube, disso não tenha dúvidas nehumas.
    E o meu nome é Carlos Cardoso, para sua informação... sr. anónimo.

    ResponderEliminar
  14. Será que os anónimos que fazem comentários neste bolg de qualidade são alguns ditos treinadores que não têm a coragem de se identificar porque são os tais frustrados que por aí andam, e a esses treinadores é que lhe doi alguma coisa.
    BEM HAJA A AUTORA DESTE BLOG, PELA CORAGEM

    ANTONIO CARLOS

    ResponderEliminar
  15. Há aqui um anónimo que deixou de o ser, tal a insistencia com que segue os comentários deste blog.
    Paciência senhor porque convicções são convicções e essas ninguém as pode retirar da condição humana e quando há pessoas que se batem por elas.
    Até... qualquer dia.

    ZÉ CANDIDO

    ResponderEliminar