segunda-feira, 16 de março de 2009

Jogo Violento

Comunicado

Relato de momentos de terror vividos no passado domingo em Viseu, no jogo de Juvenis entre Ac. Viseu e C.D.Feirense, disputado no Estádio Municipal 1º de Maio.


1º O nosso jogador Paulinho foi desde a 1ª parte do jogo fustigado por entradas duras por parte de vários jogadores do Ac. Viseu.



2º O nosso treinador apercebendo-se de tal situação, e tendo como objectivo salvaguardar a integridade física do atleta, mudou-o de flanco. Pensamos que tal atitude iria resolver o problema, mas tal não aconteceu. Independentemente do lugar onde jogava, as entradas à "margem da lei" mantiveram-se.



3º Durante todo o jogo e aumentando de intensidade conforme os minutos iam passando, os adeptos afectos à equipa da casa, incentivavam os seus jogadores à violência e às entradas à margem da lei. Expressões do tipo "dá-lhes...dá-lhes...", eram o que mais se ouvia, deixando toda a gente incrédula inclusive os responsáveis pelo Ac. Viseu. Até que, o inacreditável aconteceu.



4º O nosso jogador sofre mais uma falta e, já depois de o Árbitro ter apitado, vem outro adversário e entra de forma violenta sobre o nosso jogador, deixando-o no chão a contorcer-se com dores. Dois ou três atletas do Feirense acercam-se do colega com o objectivo de se inteirarem do seu estado e são insultados e ameaçados pelos atletas do Ac. Viseu que haviam cometido as faltas. Inexplicavelmente, estes e todos os outros começaram a agredir indiscriminadamente todos os jogadores do Feirense que lhes apareciam pela frente. O Árbitro afastou-se da zona mas pareceu-nos estar atento a tudo e viu claramente o que se estava a passar. No meio da confusão o guarda-redes da equipa adversária pontapeou violentamente o atleta Paulinho, que se mantinha no chão desde as duas agressões que tinha sido alvo. Com esta nova agressão violenta, o nosso atleta perdeu os sentidos e esteve durante algum tempo inanimado no relvado. Perante tal barbaridade e apesar de não concordarmos, alguns atletas do Feirense responderam às agressões, afectados claramente pelo estado de saúde do seu colega de equipa. O cenário de terror agudizou-se quando alguns adeptos do Ac. Viseu invadiram o campo, alguns munidos de guarda-chuvas, agredindo os atletas do Feirense. Tal situação ainda mais se agravou porque os acontecimentos estavam a decorrer junto da bancada e os adeptos que não entraram em campo agrediam, de fora, os nossos jogadores, também com guarda-chuvas. O Árbitro, perante tal confusão, dá o jogo por terminado alegando falta de segurança. Durante todo este tempo o nosso jogador Paulinho esteve a ser assistido pelo nosso massagista mantendo-se inanimado, enquanto se esperava pelo INEM. Depois de recuperar a consciência entrou em "convulsões/vómitos" repetidas, o que assustou todos. A actuação do INEM foi exemplar. O médico apercebe-se rapidamente do estado grave em que se encontra o atleta e pede imediatamente colar cervical e maca apropriada para casos traumáticos graves, procedendo segundo o protocolo médico aconselhado para estas situações.

De referir que os pais e acompanhantes da equipa do Feirense, apesar da grande tensão do momento e vendo os seus filhos em risco, mantiveram calma aparente apelando à serenidade e não entrando dentro do terreno de jogo.

Perante tudo isto e dos relatos de todos os que assistiram incrédulos a toda esta situação, a Direcção do C.D. Feirense repudia estes actos de "puro vandalismo" e gostaria de os ver banidos do futebol.

Poucas horas depois do acontecido e estando ainda muito fresco nas nossas memórias o que presenciamos, em particular o susto que apanhamos ao ver o estado em que o nosso atleta Paulinho ficou e a imagem de desespero de uma Mãe que indefesa não podia fazer nada para ajudar o seu filho que apenas estava a divertir-se jogando uma partida de futebol, estamos seriamente, relutantes em voltar no futuro, a Viseu para disputarmos outro jogo qualquer de futebol.

Para nós a integridade física de um qualquer Atleta é muito, MAS MESMO MUITO, mais importante do que três pontos de um qualquer Campeonato Nacional de Futebol.



Santa Maria da Feira, 27 de Janeiro de 2009

A Direcção do C.D.Feirense

Retirado do Site do C.D.Feirense


Pergunto-me como é possível acontecerem situações como estas no futebol juvenil.

Sem comentários:

Enviar um comentário